The Callisto Protocol (2022)

The Callisto Protocol não tem argumentos salientes nem oferece particular originalidade. Talvez o único atributo de que se possa valer, em termos promocionais, seja o facto de ter sido criado pela equipa de "Dead Space". No entanto, é um jogo que acaba por cumprir com as expectativas gerais daquilo que se espera de um jogo do género, conseguindo criar engajamento sustentado até ao final do jogo.

A história começa muito bem, mas rapidamente entra em modo repetição já que 90% da mesma é investida na nossa tentativa de escapar de uma grande prisão. Os audio logs podiam ser mais bastos e mais profundos. O melhor acabam sendo as mecânicas acessíveis e a constante surpresa providenciada pela atmosfera de horror, com algum humor à mistura, capazes de manter o nosso interesse pela ação do jogo. O sistema de melee funciona muito bem em termos de desvio e contra-ataque, assim como sistema de looting e controlo dos níveis de saúde. O nível de dificuldade, mesmo a jogar em modo fácil, atinge por vezes picos bastante elevados que obrigam à repetição e consequente incremento de adrenalina. 


O último capítulo acaba redimindo a parte narrativa, ainda que com alguns clichés repescados de Aliens, entre outros, mas o suficiente para justificar, ou melhor, explicar a razão para tanto investimento na fuga da prisão.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Depois do Substack e do Wordpress, de volta ao Blogger

A manipulação de Graham Hancock (Netflix)

"Caderno Proibido" de Alba Céspedes