Novichok em UK

Impressionante. "The Salisbury Poisonings" (2020) é uma dramatização do ataque da Rússia a Inglaterra com um Agentes de Nervos (Novichok), em Março de 2018, dois meses antes do Mundial de 2018 na Rússia, para assassinar dois espiões.


Impressionante porque não morreram apenas dois espiões, morreu uma cidadã britânica, ficaram debilitadas mais uma série de pessoas inglesas, outras perderam as suas casas que se tornaram inutilizáveis por ser impossível limpar o agente, e se não tivesse havido todo um controlo altamente eficaz da difusão do agente, com encerramento de zonas inteiras da cidade de Salisbury ao longo de mais de um ano poderiam ter morrido centenas ou milhares de pessoas. Os custos de reação ao uso de um simples frasco de perfume com o agente, além das mortes e vidas desfeitas, terá custado vários milhões.

Em 2019 a Organisation for the Prohibition of Chemical Weapons adicionou este agente à lista de armas proibidas. Tardiamente, porque foram precisas várias décadas para que a NATO aprendesse a detetar este agente de nervos, que tinha sido criado pela Rússia, nos anos 1970, exatamente para ser indetetável.


Apesar de tudo isto, em agosto de 2020, Putin utilizou este mesmo agente numa tentativa para assassinar Alexei Navalny, o seu rival político. Navalny foi tratado em Berlim, mas decidiu voltar à Rússia, apesar de todos os avisos, acabando finalmente assassinado esta semana na prisão no Ártico.

A série não é excecional, diria 7.5 em 10, mas dá bem conta do impacto real do ataque e em apenas 4 episódios. Pode ser visto no Disney+.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Depois do Substack e do Wordpress, de volta ao Blogger

A manipulação de Graham Hancock (Netflix)

Laços de Domenico Starnone