Sobre as Ervas Secas

"About Dry Grasses" (2023) é majestoso na forma como lida com a melancolia e a misantropia relacionando-as com o comunitarismo e o liberalismo tudo a partir de um trio de professores deslocados por quatro anos numa região inóspita de Anatólia (Turquia).

Sinopse: "Um jovem professor espera ser transferido para Istambul após quatro anos de serviço obrigatório numa aldeia remota, mas é acusado de contacto inapropriado por duas alunas. Depois de perder a esperança, uma colega oferece-lhe novas perspectivas de vida."

Ceylan cria a atmosfera por meio da composição visual, do tempo e das performances gerando o espaço ideal para o surgimento das questões, apresentando as posições por meio de diálogo mas essencialmente de ações e conflitos.






Existem vários momentos simbólicos, existe quebra da quarta-parede a meio de um momento íntimo que nos parece querer alertar para a irrealidade do que está a acontecer. É, em essência, uma obra de grande amplitude humana, capaz de nos questionar e de nos obrigar a questionar aquilo que nos está a dizer.

Este é o nono filme de Ceylan, desde 1997, num registo mais minimal e depurado esteticamente, mas completamente em linha com toda a sua obra.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Depois do Substack e do Wordpress, de volta ao Blogger

A manipulação de Graham Hancock (Netflix)

Laços de Domenico Starnone