Marzahn, Alemanha de Leste

Katja Oskamp surpreende-nos com a sua obra “Marzahn, Mon Amour” (2019), um livro que, em poucas páginas, apresenta complexidade e sensibilidade raras. Um retrato intimista e muito humano da vida em Marzahn, um bairro na antiga Alemanha de Leste, contado através de uma perspetiva inesperada: a de uma pedicura.

A protagonista de Oskamp é uma escritora que, frustrada pela insuficiência financeira da sua carreira, decide abandonar o mundo literário e tornar-se pedicura. Esta mudança, que poderia parecer um retrocesso aos olhos de muitos, é, na realidade, uma decisão profundamente libertadora. É fascinante acompanhar este percurso que nos revela a coragem de trocar uma profissão socialmente prestigiada por outra menos glamorosa, mas que lhe traz um sentido de satisfação e conexão com pessoas reais.

Oskamp conduz-nos pelas histórias das clientes que frequentam o salão de pedicura. Cada visita torna-se uma janela para o quotidiano de uma região marcada pela história recente. A autora mostra uma habilidade extraordinária para criar personagens credíveis e empáticos, cujas vozes ressoam como se fossem vizinhos ou conhecidos de longa data. Estes relatos, apesar de simples fornecem profundidade e caráter autênticos.

Em suma, “Marzahn, Mon Amour” é uma pequena jóia capaz de oferecer uma leitura envolvente e reflexiva. Katja Oskamp recorda-nos que histórias de gente simples podem conter tanta verdade como histórias de grande alcance literário e que, por vezes, é no inesperado que pode estar a nossa vocação.

Prémios: Dublin Literary Award (2023)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Depois do Substack e do Wordpress, de volta ao Blogger

A manipulação de Graham Hancock (Netflix)

Laços de Domenico Starnone